Quando estamos deprimidos ou nos sentindo...

Criar uma Loja Virtual Grátis
Quando estamos deprimidos ou nos sentindo...

Quando estamos deprimidos ou nos sentindo tristes, esta oração do Padre Pio é uma maneira de alcançar

PADRE PIO STATUE

Se você se encontra em um estado de escuridão, a chave é "alcançar".

A pequena cópia não assinada emoldurada diz: "Aumente o máximo que puder hoje, e Deus alcançará o resto do caminho." É minha passagem para as vezes em que sinto uma escuridão emocional - depressão - aparecendo. Para muitos de nós, essa escuridão é um velho amigo não tão conhecido, o Cão Preto mencionado por Sir Winston Churchill - ou desordem afetiva sazonal .

 

O DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) tem definições clínicas para depressão, e há também a escuridão espiritual que São João da Cruz escreve em Dark Night of the Soul . No entanto, você chegou a um estado depressivo e, seja qual for a história que o trouxe até lá, a chave em ambos os tempos sombrios é alcançá-lo .

O estado de escuridão e depressão não é um vazio. É um espaço cheio de percepções que nos são momentaneamente cegas. Quando tentamos ir sozinhos, muitas vezes estamos muito cansados ​​para não morrermos, em vez disso sucumbimos às ondas do desespero.

Alcançar não é um movimento intuitivo quando psicologicamente e / ou espiritualmente afundando em depressão. Embora tenhamos aprendido que desesperar é voltar as costas para Deus - o que é pecado -, há outro elemento para o desespero que às vezes é negligenciado. Vem da Regra de São Bento: "Em todas as coisas que Deus seja glorificado".

Em uma recente confissão , quando eu estava em uma estação de depressão, o padre me deu uma penitência muito específica. Eu deveria ler sobre Jesus andando em mares tempestuosos e o medo de Pedro em Mateus 14: 30-31. Então reflita, especificamente, no momento em que Pedro está desesperadamente procurando por Nosso Senhor - aquele segundo pouco antes de Jesus pegar sua mão.

Foi um momento sombrio e cheio de dúvidas para Pedro, cuja fé havia vacilado. Foi também uma resposta intuitiva a uma pessoa que se afoga fisicamente - tentando alcançar qualquer coisa para salvar sua vida.

Pai me deu imagens meditando e cumprindo essa penitência; uma metáfora para alcançar psicológica e espiritualmente a mão de Cristo. Fiquei surpreso com a rapidez com que o instinto de sobreviver espiritualmente logo correspondeu ao desejo de viver fisicamente quando exausto e em águas profundas.

Assegurado de que o Senhor tomou minha mão para que eu não me afogue, muitas vezes leio essa oração, às vezes três vezes!

Fica comigo, Senhor, porque é necessário ter-te presente para que eu não te esqueça. Você sabe com que facilidade eu te abandono. 
Fica comigo, Senhor, porque eu sou fraco e preciso da tua força para não cair tantas vezes. 
Fica comigo, Senhor, porque tu és a minha vida e, sem ti, eu não tenho fervor. 
Fica comigo, Senhor, porque tu és a minha luz e, sem ti, eu estou nas trevas. 
Fique comigo, Senhor, para me mostrar sua vontade. 
Fique comigo, Senhor, para que ouça sua voz e siga você. 
Fica comigo, Senhor, porque desejo amar-te muito e estar sempre na tua companhia. 
Fique comigo, Senhor, se você deseja que eu seja fiel a você. 
Fica comigo, Senhor, pois, por mais pobre que seja minha alma, quero que seja um lugar de consolo para você, um ninho de amor. Um homem.
~ St. Pio de Pietrelcina, oração depois da comunhão

A depressão é uma batalha e, para alguns de nós, uma cruz ao longo da vida. Ao suportá-lo da melhor forma possível, enquanto buscamos ajuda, somos levados a uma maturidade mais profunda da fé - que, como a maioria das virtudes, não é facilmente vencida.