Homilia

Homilia

Viva a essencialidade dos mandamentos de Deus

“Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então, eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-Lo: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.’” (Mateus 22,34-39)

No Evangelho de hoje, Jesus é questionado pelos fariseus sobre qual era o maior dos mandamentos. E o evangelista deixa bem claro que eles fizeram isso para testar Jesus e, assim, tentar apanhá-Lo em alguma palavra. Contudo, Jesus não veio para modificar a Lei, Ele não veio para mudar aquilo que Deus já havia falado ao povo de Israel, mas Jesus veio para dar o pleno cumprimento da Lei. Jesus veio para nos ensinar a cumprir com perfeição a Lei de Deus.

Os mestres encontravam ali, na Lei, mais de 600 mandamentos, tinham inúmeros preceitos, mas, em meio a todos esses preceitos, esqueceram-se da vivência do essencial, perderam-se em tantos preceitos, esquecendo-se daquilo que era o essencial da Lei.

Se buscarmos viver o essencial dos mandamentos, não será difícil viver os demais

E Jesus, em sua resposta, não traz uma novidade — como eu disse —, Jesus não veio para modificar. O que Jesus faz é unicamente resumir todos os mandamentos em dois essenciais, dos quais devem proceder toda a vivência dos demais: amar a Deus de todo o coração, de toda alma e de todo o entendimento e ao próximo como a ti mesmo. Esses são os dois mandamentos dos quais deve proceder a vivência de todos os demais, ou seja, quem busca viver esses dois mandamentos, inevitavelmente, viverá todos os demais!

A vivência dos mandamentos é simples, somos nós que, às vezes, complicamos, pois temos uma capacidade enorme de complicar e de acrescentar diversas outras normas àquilo que deveria ser o essencial de nossa vida.

Se buscarmos viver o essencial dos mandamentos, a essencialidade dos mandamentos de Deus, não será difícil viver os demais, pois quem não ama a Deus com todo o seu coração, com toda sua vida, com toda a sua inteligência, não pode, e não consegue, viver os demais mandamentos!

E quem não ama a Deus como vai amar o seu próximo? A Palavra diz: “Se não amo Deus, como vou amar o meu próximo?”. Então, devemos pedir sempre a graça de viver a essencialidade da Lei de Deus. O amor de Deus se revela também no amor aos irmãos, o amor de Deus se revela no amor àqueles que estão próximos a nós. Peçamos essa graça: de amar a Deus de todo o coração e amar ao nosso próximo como a nós mesmos.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!