Dentro do confessionário: como é para um sacerdote

Dentro do confessionário: como é para um sacerdote

Dentro do confessionário: como é para um sacerdote?

Um capelão da faculdade fala sobre "o lugar mais alegre, humilhante e inspirador do mundo"

 

 

Na Confissão, vejo minha própria fraqueza.

A terceira coisa que um padre vê quando ouve confissões é sua própria alma.
É um lugar assustador para um padre.
Eu não posso te dizer o quão humilde estou quando alguém se aproxima da misericórdia de Jesus através de mim.
Eu não estou mais intimidado pelos seus pecados; Fico impressionado com o fato de que eles foram capazes de reconhecer pecados em suas vidas aos quais eu tenho sido cego.
Ouvir a humildade de alguém quebra meu próprio orgulho. É um dos melhores exames de consciência.
Mas por que a confissão é um lugar assustador para um padre? Por causa da maneira em que Jesus confia em mim para ser um sinal vivo de sua misericórdia.
O arcebispo Fulton Sheen disse uma vez a padres que mal percebemos o que está acontecendo quando estendemos as mãos sobre a cabeça de alguém em absolvição.
Nós não percebemos, ele disse, que o próprio Sangue de Cristo está pingando de nossos dedos sobre suas cabeças, lavando o penitente limpo.
No dia seguinte à minha ordenação, fizemos uma festinha e meu pai se levantou e fez um brinde. Ele trabalhou toda a sua vida como cirurgião ortopédico e foi muito bom.
Toda a minha vida, seus pacientes vieram até mim uma vez ou outra e me disseram como suas vidas foram mudadas porque meu pai era um bom cirurgião.
Então lá estava meu pai, em pé no meio dessas pessoas, e ele disse: “Toda a minha vida, usei minhas mãos para curar os corpos quebrados das pessoas. Mas a partir de agora, meu filho Michael ... hum, padre Michael ... vai usar as mãos dele [neste ponto, ele ficou chocado] ... ele vai usar as mãos para curar almas quebradas. Suas mãos vão salvar ainda mais vidas do que as minhas.
A confissão é um lugar tão poderoso. Tudo o que tenho a fazer é oferecer a misericórdia, o amor e a redenção de Deus ... mas não quero entrar no caminho de Jesus. O sacerdote não julga ninguém. No confessionário, a única coisa que tenho a oferecer é a misericórdia.
Eu me sacrifico por você.
Por fim, quando um padre ouve confissões, ele assume outra responsabilidade.
Uma vez, depois da faculdade, eu estava voltando à confissão depois de muito tempo e muito pecado e o padre simplesmente me dava algo como “uma Ave Maria” como minha penitência.
Eu parei. “Hum, pai…? Você ouviu tudo o que eu disse?
"Sim eu fiz."
"Você não acha que eu deveria ter uma penitência maior do que isso?"
Ele olhou para mim com grande amor e disse: “Não. Essa pequena penitência é tudo o que estou pedindo de você. ”Ele hesitou e então continuou:“ Mas você deveria saber… eu estarei jejuando por você pelos próximos 30 dias. ”
Eu fiquei chocado. Eu não sabia o que fazer. Ele me disse que o catecismo ensina que o sacerdote deve fazer penitência por todos aqueles que o procuram para confissão. E aqui estava ele, abraçando uma severa penitência por todos os meus pecados graves.
É por isso que a confissão revela a própria alma do sacerdote; revela sua disposição de sacrificar sua vida com Cristo.
Ele vê nossos pecados como um fardo que ele assumirá (com Jesus!) E os oferecerá ao Pai, enquanto nos oferece a misericórdia de Deus.
Lembre-se, a confissão é sempre um lugar de vitória. Se você confessou um pecado particular pela primeira vez, ou se este é o tempo 12.001, toda confissão é uma vitória para Jesus.
E eu, padre, chego lá.
É assim que ... eu posso me sentar e ver Jesus ganhar seus filhos o dia todo.
Está sendo incrível.

Pe. Mike Schmitz é o diretor do ministério de jovens e jovens adultos da Diocese de Duluth e o capelão do Newman Catholic Campus Ministry na Universidade de Minnesota, Duluth. Todos os domingos na missa, suas homilias são gravadas e estão disponíveis em bulldogcatholic.org ou iTunes . Este artigo apareceu originalmente no Lifeteen.com e é reimpresso aqui com uma gentil permissão.