Cruz de São Bento - Uma proteção contra a influência malígna
Enfrentamos hoje um mundo tomado pela violência e terrorismo. Vemos também tomar porções diluvianas à justiça social, a corrupção, a luxúria, a apostasia etc.
Nossos valores morais parecem ter caído por terra.
Vigiai e orai...
Busquemos então uma força poderosa contra o mal recorrendo a São Bento, um dos maiores exorcistas da Igreja.
O glorioso São Bento valia-se do Sinal da Cruz em seus exorcismos, e também, para realizar milagres. Foi o que o levou, certamente, a ser tão conhecido no
mundo inteiro. Com o mesmo Sinal da Cruz se livraria das tentações. Este foi o motivo principal que levou a Igreja a autorizar que sua imagem fosse
representada com uma cruz na mão.
A partir de sua morte, e posterior canonização, surgiu entre seus devotos o costume de usar a mesma arma que o Santo usava nos momentos difícies. Por isso a cruz associada a São Bento foi-se tornando, através dos séculos, uma cruz poderosa, ou seja, pelo sinal que ela representa, nos livra das tentações demoníacas e nos ajuda, perante Deus, a conseguir alguma graça.
Essas cruzes começaram então a ser produzidas com as seguintes inscrições, em latim, associados ao poderoso São Bento:
Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento),
Crux Sacra sit mihi Lux (Cruz Sagrada, seja minha luz!),
Non draco sit mihi Dux (Não seja o dragão o meu guia.),
Vade retro Satana num quam suade mihi vana (Retira-te, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!),
Sunt mala quae libas ipse venena bibas (É o mau que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!).
O uso da cruz beneditina tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quanto se tem confiança nas virtudes de tão grande
Santo e, evidentemente, nos méritos da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O uso da cruz nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio, vitória contra as tentações, acidentes de toda espécie, cura de doenças etc.
Contudo, o efeito da Cruz de São Bento depende, em grande parte, das disposições da pessoa para com Deus. Use-a com fé, que o demônio não fará de você uma ponte aos seus intuitos.
E a Comunidade Católica Boanerges, desde a sua origem, vem divulgando e trabalhando na confecção de sacramentais (terços, cruzes e medalhas de São Bento). E tem colhido muitos frutos e testemunhos a nível de Brasil e mundo. São inúmeras pessoas que a procuram, entre leigos e clérigos, com relação aos sacramentais.
É riqueza da Nossa Igreja, "esposa amantíssima, castíssima e fidelíssima de Jesus Cristo".
Veja abaixo a explicação das cruzes de São Bento confeccionadas pela Comunidade Católica Boanerges: