Como ir para a confissão quando você não tem ido

Criar uma Loja Virtual Grátis
Como ir para a confissão quando você não tem ido

Como ir para a confissão quando você não tem ido em anos

SACERDOTE EM CONFESSIONAL

Um guia prático para aqueles que hesitam em voltar aos sacramentos.

Ir à confissão pela primeira vez em 5, 10, 20, 30 (ou mais) anos pode ser assustador. Sabemos que devemos fazê-lo, mas há uma parte de nós que ainda está relutante ou tem medo de voltar aos sacramentos.

Além de sentimentos de vergonha, podemos simplesmente ter esquecido como ir à confissão.

Para aqueles que estão hesitantes em receber a misericórdia de Deus, aqui está um guia prático para as várias etapas da confissão.

Passo 1: Examine sua consciência

Essa é a parte mais necessária da confissão. Antes que você possa confessar seus pecados, você precisa conhecê-los. Normalmente, uma pessoa se confessa e diz ao padre os pecados que eles podem lembrar desde a sua última confissão. Se a sua última confissão foi há 20 anos, pode ser bastante difícil. A chave é dizer ao padre todos os pecados mortais dos quais você se lembra (com o melhor de sua capacidade).

Nós normalmente lembramos desses “grandes” pecados, mas se você precisar de alguma ajuda, aqui está um útil exame de consciênciafornecido pelo USCCB. Ao dizer-lhes ao padre, diga o pecado em si e o número de vezes que você o cometeu (ou pelo menos uma estimativa geral, como “eu não fui à missa por 20 anos”).

Quando pensar nesses pecados, lembre-se de que o padre já ouviu tudo antes. Você não vai surpreender ou chocar ele.

Além disso, pense em confissão como ir a um médico. Se você não disser ao médico que seu braço está doendo, ele não poderá diagnosticá-lo e oferecer uma cura. Da mesma forma, se você não contar ao padre um pecado, ele não poderá oferecer absolvição para ele e ajudar a curar essa ferida espiritual.

Passo 2: Procure os horários da confissão local ou agende um horário com o padre

Às vezes, se já faz um tempo, é melhor agendar um horário separado com o padre local. No entanto, se você não conhece o padre, pode ser assustador pensar nisso. Em vez disso, encontre a paróquia mais próxima e pergunte sobre seus tempos de confissão.

Também é importante ir cedo e tentar estar perto da frente da linha.

Etapa 3: Entre na sala confessional ou de reconciliação e comece sua confissão

Se você não foi à confissão em muitos anos, você pode não saber que muitas paróquias não usam mais os tradicionais estandes confessionais, ou podem oferecê-las como uma opção junto com uma ou mais salas de Reconciliação. Em uma sala, você ainda tem a opção de confessar anonimamente por trás de uma tela móvel, mas normalmente você vai se sentar em uma cadeira em vez de se ajoelhar. Você também pode optar por confessar face a face. Penitentes se alinham do lado de fora da porta fechada para uma sala de Reconciliação, assim como fazem do lado de fora de um confessionário, entrando quando a pessoa à sua frente sai.

Onde quer que a confissão tenha lugar, o padre tipicamente começa primeiro dizendo: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. ”Então será sua vez de falar. Já que é sua primeira vez em quando, é melhor deixar o padre saber disso, e dizer algo como: “Pai, esta é minha primeira confissão em x anos. Esses são meus pecados.

Então você vai em frente e começa a contar ao padre seus pecados. Faça o seu melhor para lembrar deles. Se você precisar, escreva-os em um pedaço de papel antes do tempo.

Passo 4: Ouça as palavras consoladoras do sacerdote e diga seu ato de contrição

O sacerdote responderá com palavras destinadas a encorajá-lo em sua jornada de fé. Ele então lhe dará uma “penitência” específica, que pode ser um número de orações (como dizer 5 Pais Nosso), ou algo relacionado a seus pecados. Depois disso, ele o convidará a fazer um ato de contrição,uma oração expressando sua tristeza pelos seus pecados. Se você está preocupado com isso, a maioria dos confessionários tem o ato de contrição impresso e visível para ver. Se não, avise o padre e ele o guiará através dele.

Alternativamente, você pode imprimir sua própria cópia da oração a seguir.

Meu Deus, sinto muito pelos meus pecados com todo o meu coração. Ao escolher fazer o mal e não fazer o bem, pequei contra você a quem devo amar acima de todas as coisas. Eu firmemente pretendo, com sua ajuda, fazer penitência, não pecar mais e evitar o que quer que me leve ao pecado. Nosso Salvador Jesus Cristo sofreu e morreu por nós. Em seu nome, meu Deus, tenha misericórdia.

Passo 5: Aqueça-se na misericórdia de Deus e diga sua penitência

Demore um pouco na igreja para agradecer a Deus pelo que acabou de acontecer. Deus apenas limpou seus pecados! Eles foram embora. Louve-o e permita que a paz de Deus inunde sua alma. Então faça a penitência que o sacerdote lhe deu.

Volte a comprometer sua vida a Jesus Cristo e, ao deixar a igreja, comece um novo capítulo em sua vida. Deus está sempre lá sempre que caímos. Confie em sua misericórdia e permita que sua graça permeie todos os aspectos de sua vida. Planeje seguir para a confissão novamente em breve.