Advento, os 'dias de Noé' e a vinda de Cristo para o julgamento do mundo
Para sua primeira vinda, Jesus veio como um servo para nos salvar, mas em sua segunda vinda, ele estará executando o julgamento. Você está pronto?
Hoje é sexta-feira negra, o início oficial da temporada de compras de Natal (embora a pré-temporada tenha se expandido bastante) e, como resultado, um dos dias mais importantes da economia americana. Mas os católicos não devem deixar isso obscurecer o que está acontecendo com o calendário litúrgico. Os católicos devem certificar-se de que vão à missa, porque hoje é a “Sexta-Feira da Trigésima Quarta Semana do Tempo Comum”.
Então hoje não é realmente tão especial liturgicamente (mas você ainda deve ir à missa!). É claro que o dia mais significativo que está chegando no calendário litúrgico não é até este domingo, que é o primeiro domingo do Advento.
O advento é uma época de preparação e expectativa espiritual para a celebração do Natal; isso é bem conhecido. Mas se isso às vezes se perde no shuffle, seu segundo significado é quase sempre totalmente perdido: preparação espiritual para a Segunda Vinda de Cristo.
Deus o Filho já veio a esta terra uma vez antes. Naquela Primeira Vinda, “Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:17) Ele veio “na forma de servo” (Filipenses 2.7). ), e ele sofreu sua paixão e morte na cruz por nossos pecados. Ele veio para salvar!
Essa não é sua missão para a Segunda Vinda . Se Jesus nos deu os termos de um tratado de paz entre Deus e os homens em sua primeira vinda (Jesus é os termos), em sua Segunda Vinda, nosso tempo terminará. As segundas chances chegarão ao fim, nossas decisões serão finais e ele virá para julgar.
E isso explica por que a Igreja nos dá essa leitura do Evangelho de Mateus para o primeiro domingo do Advento:
“Jesus disse aos seus discípulos:
'Como foi nos dias de Noé,
assim será na vinda do Filho do Homem.
Naqueles dias antes do dilúvio,
eles estavam comendo e bebendo,
casando e dando em casamento,
até o dia em que Noé entrou na arca.
Eles não sabiam até que o dilúvio veio e levou-os todos embora.
Assim será também na vinda do Filho do Homem.
Dois homens estarão no campo;
um será levado, e um será deixado.
Duas mulheres estarão moendo no moinho;
um será levado, e um será deixado.
Portanto, fique acordado!
Porque você não sabe em que dia o seu Senhor virá.
Certifique-se disso: se o dono da casa
tinha conhecido a hora da noite quando o ladrão estava chegando,
ele teria ficado acordado
e não deixar a sua casa ser arrombada.
Assim também, você também deve estar preparado,
pois em uma hora você não espera, o Filho do Homem virá '”.
As escrituras nos dizem que antes do Dilúvio, “a terra era corrupta aos olhos de Deus”, “a terra estava cheia de violência” e que “toda intenção dos pensamentos de seu coração era apenas má continuamente” (Gênesis 6.5, 11). Deus enviou o dilúvio para "destruí-los com a terra". Mas, como Noé era "justo", "irrepreensível" e "achava graça aos olhos do Senhor", Deus instruiu Noé a construir uma arca, na qual ele e seus família foram salvos.
A Igreja Católica de Cristo é a nova Arca e nosso Santo Padre em Roma é o novo Noé, dirigindo o grande navio. Somente aqueles dentro da Arca da Igreja, e assim enxertados em Cristo, escaparão do julgamento vindouro.
São João registra no livro do Apocalipse que ele “viu os mortos, grandes e pequenos, diante do trono, e os livros foram abertos. Então outro livro foi aberto, que é o livro da vida. E os mortos eram julgados pelo que estava escrito nos livros, de acordo com o que haviam feito ”.
Você está pronto para julgar a Deus? Se você é como a maioria de nós e não está pronto, então o Advento é um ótimo momento para começar a se preparar .